Após 15 anos de muita dedicação ao flamenco no Brasil e no exterior, buscando sempre difundir essa arte, Miri Galeano “La Perlita” e Jony Gonçalves criaram o grupo “Perla Flamenca Arte em Movimento”. O objetivo do grupo Perla Flamenca é compartilhar e transmitir a arte às pessoas de qualquer idade, gênero e nacionalidade.Utilizando a linguagem universal da música, o grupo desenvolve diversas atividades, tais como aulas de dança, aulas de violão flamenco, encontros sobre teoria e história do flamenco, bem como apresentações e workshops com artistas nacionais e estrangeiros.
O Grupo ainda é o idealizador do projeto “Perla Flamenca Tablao”. Com o objetivo de criar um ambiente flamenco em Curitiba e trazer para cá o clima dos tradicionais tablaos (“tablados”) espanhóis, o Perla Flamenca Tablao acontece mensalmente e conta com a presença de artistas locais e de outras cidades. Além dos profissionais da dança, o projeto abre as portas tanto para os alunos da Perla Flamenca quanto para interessados de outras escolas que desejarem vivenciar essa arte dentro de um tablao.
Tablao Perla Flamenca, criado em 2015, busca promover atividades diversas, conectando todos os apreciadores do flamenco e da arte em geral, bem como propiciando a diversos públicos um primeiro contato com esta forma de expressão artística. Através da linguagem universal da música e da dança, busca-se dialogar com diferentes públicos e interagir com os espaços públicos, tornando a arte presente no dia-a-dia da comunidade local. Nesses anos de intensa atividade, já se apresentaram no Tablao Perla Flamenca artistas consagrados na Espanha, como Torombo, José Anillo, Laura Gonzales, Encarna Anillo, Pituquete, Ivan Vargas, e também artistas com destaque nacional, como Ale Kalaf, Milene Muñoz, Cris Macedo, Pedro Fernandez, Miguel Alonso, entre outros, além de alunos do grupo e convidados.
O flamenco nasce na Andaluzia, Espanha, e de lá se espalha pelo mundo, levando consigo a soma de diferentes culturas que o fizeram emergir, tais como árabe, cigana, judia, espanhola, negra. Ao falar das emoções humana mais primitivas, como raiva, dor, medo, alegria, paixão, amor, sensibiliza e conecta-se com os mais diversos públicos, talvez por isso tenha ultrapassado suas fronteiras e se firmado como um gênero artístico, muito além de algo folclórico e de identidade local. Um show tradicional de flamenco sempre reúne seus três elementos: Baile (dança), toque (guitarra espanhola/violão) e Cante (voz). No flamenco, o bailarino/bailarina é chamado bailaor/bailaora, o cantor/cantora decantaor/cantaora e o/a violinista de guitarrista.